10º Dia – SALVAÇÃO E BOAS OBRAS

10º Dia – Efésios 2.8

“Porque pela graça sois salvos mediante a fé, isso não vem de vós, é dom de Deus”

Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo… Vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus… Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras.

No processo de salvação proposto por Deus à humanidade a relação entre graça e obras gera, na cristandade, diferentes percepções. Teologicamente o ensino é: A salvação só foi possível pelo ato generoso de Deus que enviou seu Filho; Jesus amorosamente se ofereceu como “sacrifício pelos pecadores” pagando o preço; o Espírito da graça é derramado sem distinção sobre “toda a carne”. Assim, a salvação é operada por Deus. O homem não se salva. É salvo por Deus.

Quando consideramos a salvação como um processo em andamento, as boas obras são mais que um “resultado da salvação já consumada”. As boas obras são “indicativo de um processo vivo e ativo do Espírito Santo naquele que está sendo salvo”. Quem anda no Espírito pratica boas obras por que vive sob a influência daquele que santifica, inspira e mobiliza o corpo de Cristo.

Foi o que Tiago quis dizer com “a fé sem obras é morta”. Quem não demonstra amor a Deus e ao próximo de modo concreto e verdadeiro pode ser apenas um religioso, mas não uma pessoa salva. Pode ter um tipo de fé racional, uma compreensão intelectual da palavra de Deus, mas não foi renovado pelo Espírito para a nova vida em Cristo.

 

Pr José Carlos da Silva-  Primeira Igreja Batista de Brasília – Presidente da ORMIBAN-DF

 

Motivos de oração
• Por discernimento espiritual;
• Para que a igreja demonstre através das obras de compaixão o amor de Deus;
• Pelas seccionais da ORMIBAN

1 comentário em “10º Dia – SALVAÇÃO E BOAS OBRAS”

Deixe um comentário