Lembra do teu Criador

Lembre do seu Criador enquanto você ainda é jovem, antes que venham os dias maus e cheguem os anos em que você dirá: “Não tenho mais prazer na vida.”;” Eclesiastes 12:1

Como é bom ser jovem! Temos disposição, saúde, sonhos e muitas oportunidades pela frente. Durante a adolescência temos um pique surpreendente para ir em busca do que queremos, seja um namorado(a), faculdade, ou até mesmo um celular novo.

O mundo não para. É preciso estar sempre ligado para não ficar para trás. Facebook, Whatsapp, Twiter, Instagram… ufa, é preciso muito pique para deixar tudo atualizado, sem contar os trabalhos gigantescos solicitados pelos professores da faculdade, convenhamos, vida de jovem não é fácil.

Até aqui listamos uma série de atividades que são prioridade na vida de muitos jovens, Salomão, o homem mais sábio da terra passou por isso também, “um jovem filhinho de papai”, sempre teve de tudo e curtiu muito a vida. Pegou todas as gatinhas da época, frequentou as melhores baladas, se vestiu com as melhores grifes, realmente ele foi “o cara”.

Anos depois quando já havia curtido a vida o jovem Salomão se transformou no velho Salomão, um rei que ainda tinha todos aos seus pés, mas não tinha boas histórias para contar para seus filhos e netos, em meio a tudo isso ele chega a uma sábia conclusão: “Tudo não passou de vaidade.”

Obviamente só nos lembramos do que esquecemos, o que me chama a atenção no texto mencionado acima é que existe uma grande possibilidade de esquecermos de Deus, mas como pode ser isso? “Gostamos tanto do nosso Deus!!” A principio essa frase choca um pouco, mas essa é a mais triste realidade vivida por muitos jovens. Quando alguém nos faz mal, é difícil de esquecer não é mesmo? Se não tomarmos cuidado vamos alimentando a cada dia um sentimento de ódio que pode nos levar a ruína. Você já observou a capacidade que temos de lembrarmo-nos das coisas ruins que fizeram pra nós? E o que é pior, sempre tentamos responder à altura, afinal, você não pode ficar por baixo.

Dizem por aí que um dos piores sentimentos é a indiferença, a coisa fica mais perigosa ainda quando nos tornamos relapsos com as coisas eternas. Gostamos de dizer que estamos neste mundo apenas de passagem, mas ninguém quer morrer sem antes se formar, casar ou ter um carro do ano. Não é pecado ambicionar estas coisas, o perigo está na troca de valores, quando nos importamos mais com estas coisas do que com a nossa própria salvação. Viu como temos enorme capacidade em esquecer do nosso Criador?

Quando Salomão escreveu este texto ele não estava fazendo menção em virar as costas para Deus, mas sim sermos indiferentes a Ele. Observe como o dia dia te sufoca, veja como é difícil fazer o devocional todos os dias. Eu comecei essa reflexão falando que os jovem tem muito vigor para fazer e acontecer, mas por que então não utilizamos este vigor para as coisas que vamos levar para toda a eternidade?

Não transfira responsabilidades, Deus te dotou de dons e habilidades que só você tem e Ele espera que estes atributos sejam utilizados da melhor forma possível. Será que estamos glorificando o Senhor? O tempo de dar o seu melhor a Deus é hoje, nós estamos construindo a história e é interessante que alguém muito especial participe disso tudo, ou melhor, que nós sejamos colaboradores desse propósito eterno.

Certa vez ouvi um ditado popular que dizia: “quem não ouve conselho, ouve coitado” me parece razoável nos atentar a este conselho dado pelo sábio Salomão. Estamos iniciando um novo ano, a rotina continua, antes de ser crucificado Jesus orou por seus discípulos, nessa oração Ele disse uma frase muito interessante: “Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.
João 17:15.

Você não pode esperar sair deste mundo para servir a Deus com qualidade, a hora é agora, o dia é hoje, não seja indiferente, seja crente em Cristo Jesus e ande com Ele. O que vamos construir juntos este ano? Pensem nisso.

Ricardo Moreira

Deixe um comentário