Movimento ou arrependimento?

Movimento ou arrependimento? – Atos: 2.37-47

A história da igreja passou por altos e baixos, momentos obscuros, e foram nesses momentos que Deus levantou servos seus com desejo de viver um avivamento.  Jonathan Edwards,  John Wesley, Charles G. Finney entre outros. Vivemos em um tempo de extrema necessidade de um avivamento, embora se ouça que algumas igrejas o estejam vivendo. O avivamento é marcado pelo derramar do Espírito de Deus e esse traz sobre a igreja características que facilitam a identificação de um verdadeiro avivamento.

Os apóstolos estavam reunidos para a festa de pentecostes, eles tinham recebido uma promessa de Jesus que iriam receber o poder de Deus; no capitulo 2 há o relato do derramamento do Espírito Santo descendo sobre eles, ao verem isso os que estavam presentes ficaram sem entender e pensavam que estavam bêbados; após o discurso de Pedro o texto mostrará indícios para identificarmos um genuíno avivamento.

1º Gera Arrependimento. 

Vemos muita gente falando de avivamento; que o estão vivendo; mas o vivem só nos momentos de cultos e saindo dali continuam os mesmos. Depois de ouvirem o discurso de Pedro os homens perguntam o que devemos fazer? A resposta é simples arrependam-se! Arrependimento é mudar de pensamento, de atitudes e de vida. João Batita e Jesus pregavam o arrependimento! Avivamento que não gera arrependimento é puro movimento.

2º Gera Comunhão.

A palavra comunhão significa (participar juntos), vejam que o avivamento hoje é inverso por que ele gera discussões sobre qual igreja é melhor? Que pastor prega melhor? Qual igreja esta vivendo mesmo o avivamento? O texto diz: E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. A ação de Deus sobre o seu povo gera unidade, faz caminhar junto faz participar com o outro.

3º Gera Sinais e maravilhas.

O povo se arrepende passam a andar juntos e Deus começa a operar sinais e maravilhas, pessoas são libertas, curadas, alcançadas com salvação e apóstolos começam a propagar o evangelho pela região conforme a promessa de Jesus.

Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

Em cada tempo Deus levantou homens e mulheres para serem agentes dele, este é o nosso tempo.

 Pr. Isac  Lauers

Deixe um comentário